O VITRAL E O PAINEL DO SANTUÁRIO DO CORAÇÃO
DE JESUS
Uma explicação a respeito do Vitral do Coração de Jesus.
O vitral foi removido
do centro da abside porque precisa ser recuperado e não dava para restaurar sem
retira-lo da parede.
O vitral está
bastante deteriorado: tem muita ferrugem e muita sujeira acumulada e
estratificada.
A parte central foi
danificada, há bastante tempo, e foi feito um remendo com material diferente
que não combina com o restante da obra de arte.
Quem pintou o painel
anterior ficou de vir terminar a pintura e recuperar o vitral... Não deu certo
e aí pensei outra solução...
Tudo indica que agora
encontramos um artista que possa vir aqui, recupera-lo e devolve-lo ao
esplendor original. Logo que ele puder, estará começando o restauro.
Uma vez recuperado,
estou pensando de coloca-lo em destaque na parede acima da porta da sacristia
com iluminação própria para deixa-lo em evidência.
Claro que não podia
deixar o buraco, aberto pela retirada do vitral, no centro da abside e pensei
que a melhor forma de evitar a entrada de chuva, era uma paredinha de
alvenaria, com uma massa fraca, para que fosse fácil de remover o dia que
precisar... e pensei num painel cobrindo a parede toda da abside.
Quanto ao
painel central acredito que a mensagem visual é captada de imediato por quem
entra no Santuário: o Coração de Jesus abençoa a cidade de Mossoró.
O fiel que entra para
rezar, adorar o Santíssimo Sacramento ou para encontrar um oásis de silêncio
poderá “LER” o painel mais ou menos assim:
No painel da
abside Terra e Céu se fundem harmoniosamente, mas há uma proporção
preponderante do Céu e o tamanho gigantesco do Coração de Jesus parece chamar a
atenção para as realidades espirituais. A realidade terrena pode até parecer
estranha, desatenta e desinteressada aos apelos e valores celestiais. Mas, no
meio dos prédios desfocados, por um efeito intencional, surgem, quase sufocadas
pelo cimento armado, duas igrejas, a Catedral de Santa Luzia e o Santuário do
Coração de Jesus, como a dizer que só os olhos da fé e da religião colocam as
coisas no foco correto e permitem ver claramente o sentido das coisas, do tempo
e do humano agir. Por isso delas se departem uns raios luminosos direcionados
para o céu. As igrejas são ainda os referencias principais para a vida humana,
que encontra no amor divino a razão do seu existir.
O altar fica situado
entre o céu e a terra, mediação da Nova Aliança entre DEUS e a humanidade.
Porém a parte superior do Altar Mor, especialmente a Cruz, penetra no céu, acima
da linha do horizonte, como a lembrar que a morte do CRISTO é que nos abriu o
acesso ao Céu.
A própria cor do céu,
salpicada de nuvens avermelhadas, combina com a cor do Coração de Jesus e com o
sangue redentor. Um detalhe ainda que não passa despercebido: a figura do
Coração de Jesus fica propositalmente esmaecida, evanescente, como uma marca
d’água, para lembrar que a sua presença não é invasiva ou imposta, mas
discreta, delicada e pertencente ao âmbito da fé e à esfera dos mistérios
divinos!
padre Walter Collini.
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