segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

SANT. SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS RECEBE PAINEL




O VITRAL E O PAINEL DO SANTUÁRIO DO CORAÇÃO DE JESUS
Uma explicação a respeito do Vitral do Coração de Jesus.
O vitral foi removido do centro da abside porque precisa ser recuperado e não dava para restaurar sem retira-lo da parede.
O vitral está bastante deteriorado: tem muita ferrugem e muita sujeira acumulada e estratificada.
A parte central foi danificada, há bastante tempo, e foi feito um remendo com material diferente que não combina com o restante da obra de arte.
Quem pintou o painel anterior ficou de vir terminar a pintura e recuperar o vitral... Não deu certo e aí pensei outra solução...
Tudo indica que agora encontramos um artista que possa vir aqui, recupera-lo e devolve-lo ao esplendor original. Logo que ele puder, estará começando o restauro.
Uma vez recuperado, estou pensando de coloca-lo em destaque na parede acima da porta da sacristia com iluminação própria para deixa-lo em evidência.
Claro que não podia deixar o buraco, aberto pela retirada do vitral, no centro da abside e pensei que a melhor forma de evitar a entrada de chuva, era uma paredinha de alvenaria, com uma massa fraca, para que fosse fácil de remover o dia que precisar... e pensei num painel cobrindo a parede toda da abside.
 Quanto ao painel central acredito que a mensagem visual é captada de imediato por quem entra no Santuário: o Coração de Jesus abençoa a cidade de Mossoró.
O fiel que entra para rezar, adorar o Santíssimo Sacramento ou para encontrar um oásis de silêncio poderá “LER” o painel mais ou menos assim:
 No painel da abside Terra e Céu se fundem harmoniosamente, mas há uma proporção preponderante do Céu e o tamanho gigantesco do Coração de Jesus parece chamar a atenção para as realidades espirituais. A realidade terrena pode até parecer estranha, desatenta e desinteressada aos apelos e valores celestiais. Mas, no meio dos prédios desfocados, por um efeito intencional, surgem, quase sufocadas pelo cimento armado, duas igrejas, a Catedral de Santa Luzia e o Santuário do Coração de Jesus, como a dizer que só os olhos da fé e da religião colocam as coisas no foco correto e permitem ver claramente o sentido das coisas, do tempo e do humano agir. Por isso delas se departem uns raios luminosos direcionados para o céu. As igrejas são ainda os referencias principais para a vida humana, que encontra no amor divino a razão do seu existir.
O altar fica situado entre o céu e a terra, mediação da Nova Aliança entre DEUS e a humanidade. Porém a parte superior do Altar Mor, especialmente a Cruz, penetra no céu, acima da linha do horizonte, como a lembrar que a morte do CRISTO é que nos abriu o acesso ao Céu.
A própria cor do céu, salpicada de nuvens avermelhadas, combina com a cor do Coração de Jesus e com o sangue redentor. Um detalhe ainda que não passa despercebido: a figura do Coração de Jesus fica propositalmente esmaecida, evanescente, como uma marca d’água, para lembrar que a sua presença não é invasiva ou imposta, mas discreta, delicada e pertencente ao âmbito da fé e à esfera dos mistérios divinos!
 padre Walter Collini.