sábado, 19 de novembro de 2011

PAPA ASSINA EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PARA ÁFRICA

A Aids exige uma resposta médica e farmacêutica, mas isso não é suficiente, porque o problema é, antes de tudo ético, diz a Exortação Apostólica para a África, assinada pelo Papa Bento XVI, neste sábado, na cidade de Ouidah, em Benin. O documento diz que o combate à doença exige mudanças de comportamento, e defende a abstinência sexual, rejeitando a promiscuidade.  


O texto representa uma espécie de mapa do caminho para a Igreja do continente nas próximas décadas, apresentando as conclusões do sínodo africano de 2009. Será entregue domingo aos bispos do continente, reunidos em Cotonou, no terceiro e último dia da visita a Benin. O documento pede que os católicos do continente se posicionem com firmeza sobre a reconciliação, a defesa da família e a boa governança.

Antes da viagem a Ouidah, o Papa Bento XVI, que realiza a segunda viagem à África de seu pontificado, denunciou, neste sábado, a corrupção no mundo, considerando que poderá acarretar "reações muitas vezes violentas", e pediu aos dirigentes africanos que não privem seus povos da "esperança".

Nenhum comentário: