quarta-feira, 5 de setembro de 2012

CNBB LANÇA CARTILHA PARA ELEIÇÕES 2012

Com o objetivo de ajudar na compreensão do momento político das eleições municipais, a CNBB(Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, o Conselho Nacional do Laicato do Brasil, a Comissão Brasileira de Justiça e Paz, o Centro Nacional de Fé e política Dom Helder Câmara e as Pastorais Sociais lançaram a cartilha: Eleições municipais 2012: Cidadania para a Democracia.
Em linguagem simples os temas estão agrupados segundo o método Ver, Julgar e Agir.
Olhando a realidade do Brasil: nacional e local, isto é, nos municípios, a cartilha discorre sobre: A Crise do Estado, A crise da democracia e a necessidade de  Um novo Estado, uma nova democracia.
O desenvolvimento dos temas permite ao leitor, e ao eleitor, distinguir o que é governo e o que é Estado. Permite entender a importância da participação da sociedade na elaboração de planos de Estado, isto é, de políticas públicas assumidas em conjunto, sociedade e governo, e que não dependam, para sua execução e continuidade,  dos governantes do momento.
No Julgar, a cartilha ilumina  a realidade política à luz do Evangelho e dos documentos da Igreja, lembrando que Jesus interpela seus discípulos: “sois o sal da terra, sois a luz do mundo” ( Mt 5, 13-14).
Apresenta, também,  orientações da Doutrina Social da Igreja  que devem inspirar cristãos e cristãs na atuação política e retoma a declaração do Papa Paulo  VI, na Encíclica Octogesima Adveniens: A política é uma maneira exigente - se bem que não seja a única – de viver o compromisso cristão ao serviço dos outros.
No Agir, a cartilha retoma a palavra dos Bispos no Documento de Aparecida e  insiste: cristãos e cristãs precisam discernir os sinais dos tempos e, sob a força do Espírito Santo, se “colocar a serviço do Reino anunciado por Jesus, que veio para  que todos tenham vida e para que a tenham em abundância”.
Entre os temas refletidos destacamos: Agir coletivamente; Formar para a participação; Conscientizar para o voto cidadão; Não deixar o(a) eleito(a) só; Pensar um projeto para a cidade; Pensar no Brasil e na Terra; Construir a sociedade do Bem Viver;
As cartilhas foram impressas pelo Centro de Pastoral Popular  e podem ser encomendadas pelo telefone: 0800 703 83 53 ou pelo endereço eletrônico: cpp@cpp.com.br

Nenhum comentário: