quarta-feira, 28 de março de 2012

BENTO XVI ENCERRA VISITA A CUBA


Bento XVI se despede de povo Cubano
A visita apostólica do Papa Bento XVI a Cuba chega ao fim nesta quarta-feira, 28. Depois de 3 dias históricos no país de Fidel Castro, o Santo Padre se despediu do povo cubano às 19h45 (17h45 no horário de Cuba) levando no coração, os anseios mais profundos de um povo que vive a fé em meio às mais duras adversidades e provas.
No discurso de despedida, o Santo Padre trouxe como tema central a liberdade. De acordo com ele, somente através da liberdade, o homem vive concreta e integralmente, a sua dignidade.
"O respeito e a promoção da liberdade que vive no coração de cada homem são imprescindíveis para responder adequadamente às exigências fundamentais da sua dignidade e, assim, construir uma sociedade onde cada um se sinta protagonista indispensável do futuro da sua vida, da sua família e da sua pátria", enfatizou. 
Bento XVI e Fidel Castro
Antes de seu retorno, Bento XVI teve um encontro com o líder revolucionário Fidel Castro, às 10h20, horário de Brasília. Na oportunidade bento XVI condenou o embargo de 50 anos imposto pelos estados unidos à Ilha comunista. Bento XVI manifestou sua felicidade por estar em Cuba e sua gratidão pelo acolhimento recebido pelo povo e pelo país. Por sua vez, Fidel afirmou que tinha um desejo pessoal de encontrar o Papa e que seguiu todos os eventos desta viagem pela televisão. Houve uma brincadeira sobre a idade dos dois, que são parecidas (Bento XVI completará 85 anos daqui poucos dias e Fidel, em agosto, 86), e o Papa disse: “Sou idoso, mas ainda posso desempenhar meu dever”.
 Fidel Castro e Bento XVI
O ex-presidente perguntou sobre a liturgia da Igreja, o que faz um Papa, que por sua vez falou do significado de suas viagens. Falou-se das dificuldades do tempos de hoje da humanidade, dos desafios que se apresentam à ciência, dos problemas ecológicos, como cada religião enfrenta a multiplicidade das respostas. Comentou-se a dificuldade que a humanidade enfrenta quando se afirma a ausência de Deus e a relação entre fé e razão. O encontro durou meia-hora. No final, Fidel pediu ao Papa que enviasse alguns livros sobre os temas que debateram juntos e se ele já sabia quais eram esses livros. O Papa respondeu que deveria pensar. Também estavam presentes no encontro a esposa de Fidel e dois filhos.

Nenhum comentário: