segunda-feira, 26 de março de 2012

COLÉGIO DIOCESANO SANTA LUZIA - 111 ANOS

Eu não poderia deixar de registrar neste espaço os 111 anos de educação para a vida do Colégio Diocesano Santa Luzia. A instituição foi fundada no dia 02 de março de 1901 por Dom Adauto Aurélio de Miranda e teve como 1° diretor o Cônego Estevam José Dantas. Sua 1ª sede localizava-se onde hoje funciona o Banco do Brasil, na Praça Vigário Antônio Joaquim, Centro.
Quando o Padre Francisco Sales foi nomeado diretor do Colégio Diocesa­no, em janeiro de 1946, logo lançou o desafio de construir uma nova sede para o "Santa Luzia". A pedra fun­damental foi lançada a 30 de setembro de 1947 e em junho seguinte se iniciaram as obras, como presente de aniversário ao Sr. Bispo D. João Costa. Houve muitas campanhas e ajudas para as obras.
Nos anos 1953 a 1955, os trabalhos aumentaram e os novos pavilhões foram erguidos. No primeiro semestre de 1956, chega uma ajuda federal, de "um milhão e quinhentos mil cruzeiros", con­seguida por D. Eliseu Mendes do "Fundo Nacional de Ensino Médio", veio como adiantamento a ser ressarcido em "Bol­sas de Estudo", durante dez anos. Com esse recurso estava garantida a conclu­são das obras e foi marcada a inauguração do recém-construído Conjunto Santa Luzia. A festa inaugural aconteceu em 9 de junho de 1956, presi­dida pelo Sr. Cardeal D. Jaime Câmara, com a presença de Dom João Costa, do Governador do Estado, Dinarte Mariz e de várias autoridades civis e eclesiais.
Entre os ex-diretores, destacou-se a figura do Côn. Amâncio Ramalho, que tanto se dedicou ao Educandário. O atual diretor, Padre Sátiro Cavalcante Dantas, foi no­meado por Dom Gentil, em 1961. Ele é o responsável pela implantação de uma proposta pedagógica inovadora que oferece uma educa­ção voltada para a formação integral do ser humano, pautada em princípios religiosos, ético, reflexivo-crítico, investigativo e construtivo. Só nos resta dizer parabéns ao Diocesano pelos 111 anos educando gerações. Avante, amigos!

Nenhum comentário: