sexta-feira, 16 de setembro de 2011

BENTO XVI FALA AOS JOVENS NAMORADOS


Falando aos jovens namorados na Piazza del Plebiscito, em Ancona, durante xxv Congresso Eucarístico Nacional da Itália, o Pontífice destacou que o amor vive de gratuidade, sacrifício de si, perdão e respeito pelo outro.  "Queimar as etapas leva a 'queimar' o amor, que, ao contrário, tem necessidade de respeitar os tempos e a gradualidade nas expressões; tem necessidade de dar espaço a Cristo, que é capaz de tornar um amor humano fiel, feliz e indissolúvel", disse.

Bento XVI ressaltou que o atual não é um tempo fácil, sobretudo para os jovens. "A mesa está preparada com tantas coisas deliciosas, mas, como no episódio evangélico das bodas de Caná, parece que veio a faltar o vinho da festa", comparou. Também falta o vinho da festa em uma cultura que tende a prescindir de claros critérios morais e há uma aparente exaltação do corpo, que, na realidade, banaliza a sexualidade e tende a fazê-la viver fora de um contexto de comunhão de vida e de amor.

"Queridos jovens, não tenhais medo de afrontar esses desafios! Não percais nunca a esperança. Tendes coragem, também nas dificuldades, permanecendo firmes na fé. Estais certos de que, em cada circunstância, sois amados e protegidos pelo amor de Deus, que é a nossa força. Bento XVI indicou que a fidelidade, a indissolubilidade e a transmissão da vida são os pilares de cada família, verdadeiro bem comum, patrimônio precioso para toda a sociedade. É sobre isso que se deve fundar o caminho rumo ao matrimônio.

Nenhum comentário: