quinta-feira, 6 de outubro de 2011

BOA NOTÍCIA PARA OS PARAPLÉGICOS

Arte ilustrativa
Miguel Nicolelis

Pesquisadores liderados pelo brasileiro Miguel Nicolelis, da universidade de Duke, na Carolina do Norte, conseguiram desenvolver um implante no cérebro de macacos que permite que eles movimentem um braço virtual e sintam a textura dos objetos tocados.

Em uma tela de computador, o braço virtual se move pelo esforço mental do macaco. A comunicação é feita por eletrodos instalados no córtex cerebral do primata, a região do cérebro responsável pelos movimentos do corpo e pelas sensações.

De acordo com a revista Nature, a pesquisa representa um passo importante no desenvolvimento de próteses que vão permitir, por exemplo, que uma pessoa que perdeu todos os movimentos recupere não só a mobilidade, como também o tato, a sensação de toque nos objetos.

A ideia do cientista brasileiro é que quem implante um braço ou uma perna artificial não precise reaprender a se movimentar. Para se mexer, basta pensar. A primeira demonstração com humanos ele quer fazer, no Brasil, em 2014. O estudo está na capa da última edição da revista Nature, na internet.

Nenhum comentário: