quarta-feira, 12 de outubro de 2011

PORQUE 12 DE OUTUBRO É FERIADO NACIONAL?

Em São Paulo, estado onde surgiu a devoção a Nossa Senhora Aparecida, os romeiros passaram a noite inteira em vigília no Santuário dedicado a Padroeira do Brasil. E agora pela manhã seguem prestando homenagens e reverência a Nossa Senhora. São esperados cerca de 100 mil fiéis para a missa ao meio dia no Santuário Nacional de Aparecida.

Mas que tal saber saber um pouco da história desta grande devoção? 
História – A santa padroeira do Brasil, que carrega a bandeira nacional em seu manto azul, tem uma história bastante diferente. Sua imagem negra, foi encontrada por pescadores em 1717, no rio Paraíba do Sul. Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves lançaram suas redes na água para conseguir peixes como presente ao então governador da Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, que iria passar por Guaratinguetá a caminho de Vila Rica (atual cidade de Ouro Preto).

Os três pescadores tentaram apanhar peixes diversas vezes e, no dia 12 de outubro, no Porto de Itaguaçu, João Alves jogou as redes na água mais uma vez, trazendo a tona uma imagem de Nossa Senhora da Conceição negra, e sem cabeça. Numa nova tentativa, achou a cabeça da santa, que foi envolta num lenço. Depois de acharem a imagem, os três homens apanharam muitos peixes, e a santa foi levada para a casa de Filipe Pedroso, onde a vizinha passou a adorá-la. Por volta de 1734, o vigário de Guaratinguetá construiu a primeira capela para Nossa Senhora Aparecida, no alto do morro dos Coqueiros.

A coroa de ouro e o belo manto azul que adornam a santa hoje em dia só chegaram em 1888, quando a princesa Isabel visitou a imagem pela segunda vez e, em pagamento de uma promessa, ofereceu à santa a coroa de rubis e diamantes junto com o manto azul. Finalmente, em julho de 1930, por decreto do então papa Pio XI, Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi proclamada Rainha do Brasil e padroeira oficial do país.

O dia 12 de outubro é feriado nacional desde 1988.

Nenhum comentário: