sábado, 22 de outubro de 2011

SAIBA TUDO SOBRE O ENEM - 2011

Cinco milhões e trezentos mil candidatos estão inscritos para fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 neste final de semana. Aproximadamente 430 mil aplicadores e coordenadores de provas estarão distribuídos nas 150 mil salas reservadas em 14 mil locais de prova em todos os estados do país.
O Cespe é responsável também pela correção das redações de todo país e aplicação das provas objetivas no Distrito Federal e em 13 estados: Acre, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia, Sergipe e Tocantins. A área abrange 6,2 mil locais de provas distribuídos em 843 municípios.

O Enem foi criado em 1998 para avaliar o desempenho dos estudantes no fim da escolaridade básica. Participam alunos que estão concluindo ou já concluíram o ensino médio em anos anteriores. Atualmente, o exame é usado também como critério de seleção de bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) e de entrada em cerca de 500 universidades, como complemento ou em substituição ao vestibular.

Os locais de aplicação do Enem já estão disponíveis na internet na página especial do exame.Confira aqui: http://inep.gov.br/web/guest/home. O sábado, primeiro dia de provas, será dedicado às ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. No domingo, serão aplicadas questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias e redação.

Os portões de acesso abrem às 12h e fecham às 13h, horário de Brasília. O tempo limite para resolução de todas as questões dos dois dias é de 4h30 e 5h30, respectivamente. Alunos que moram em estados com fuso horários em relação do Distrito Federal, devem estar atentos aos horários locais. 

Os candidatos devem ter em mãos caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. Outros objetos devem ser guardados em embalagens plásticas distribuídas no local de provas. Dicas aos estudantes, alertas sobre cuidados que devem tomar, documentos necessários nos dias das provas podem ser conferidos aqui: http://inep.gov.br/web/guest/home. Os gabaritos serão divulgados pelo Inep até 26 de outubro. Os resultados serão publicados em janeiro de 2012.

Nenhum comentário: