sábado, 18 de fevereiro de 2012

PAPA NOMEIA 22 NOVOS CARDEAIS, ENTRE ELES UM BRASILEIRO

O papa Bento XVI celebrou neste sábado, 18, na Basílica de São Pedro no Vaticano o quarto consistório de seu Pontificado para nomear 22 novos cardeais, entre eles o brasileiro João Braz de Aviz, 64 anos. 12 são europeus, um latino-americano, três norte-americanos e dois asiáticos..

Com estas nomeações, o Colégio Cardinalício fica formado por 214 cardeais, dos quais 125 podem participar em um eventual Conclave para a escolha do Papa.


Biografia do Cardeal Brasileiro - João Braz de Aviz.

Foi um dos oito filhos de João Avelino de Aviz e de Juliana Hacke de Aviz. Com a idade de onze anos ingressou no Seminário São Pio X, dos padres do Pontifício Instituto para as Missões Estrangeiras, na cidade de Assis, interior de São Paulo.

Foi ordenado padre por Dom Romeu Alberti na Catedral de Apucarana aos 26 de novembro de 1972. Em 1994 foi nomeado pelo Papa João Paulo II, bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória. Escolheu como lema de vida espiscopal: TODOS SEJAM UM (Jo 17, 21).

Em 2002 foi elevado a dignidade de arcebispo, sendo nomeado para a Arquidiocese de Maringá.
Em janeiro de 2011 foi nomeado pelo Papa Bento XVI como prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, no Vaticano.

No dia 6 de janeiro de 2012 o Papa Bento XVI anunciou a sua criação a Cardeal. Neste dia 18 de fevereiro de 2012 recebeu o barrete cardinalício, na Basílica de São Pedro, pelas mãos do Papa Bento XVI.

Nenhum comentário: