quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

COMUNICADO SOBRE O TEMA DO DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES 2012

Papa Bento XVI
A extraordinária abundancia de estímulos da sociedade da comunicação leva, em primeiro plano, um valor que, a primeira vista, parece contrária a ela mesma.  É o silêncio, de fato, o tema central do próximo Dia Mundial das Comunicações Sociais, “Silêncio e Palavra: caminho de evangelização”.
No pensamento do Papa Bento XVI, o silêncio não é apresentado simplesmente como uma forma de contraposição a uma sociedade caracterizada pelo fluxo constante e incontrolável da comunicação, bem como um necessário elemento de integração.
O silêncio, de fato, justamente porque favorece a dimensão do discernimento e do aprofundamento, pode ser visto como um primeiro grau de acolhimento da palavra. Não há dualidade, então, mas a complementaridade das duas funções que, em seu equilíbrio, aumenta o valor da comunicação e torná-a um elemento indispensável no serviço da nova evangelização.
O Dia Mundial das Comunicações Sociais, a única jornada mundial estabelecida pelo Concílio Vaticano II (Inter Mirifica, 1963), celebrada em muitos países, com recomendações dos bispos do mundo, em 2012 acontecerá no dia 20 de maio, domingo precedente ao Pentecostes.

A mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial das Comunicações Sociais será publicada, como já acontece tradicionalmente, no dia 24 de janeiro, dia em que a Igreja recorda São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.

Nenhum comentário: