quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

MISSA DE AÇÃO DE GRAÇAS – 50 ANOS DE VIDA RELIGIOSA DA IRMÃ TEREZINHA PINTO

Santuário de Santa Clara

Local: SANTUÁRIO DE SANTA CLARA – 28 DE JANEIRO DE 2012

Conheça a caminhada da Ir. Terezinha Pinto
Natural de Pau dos Ferros, interior da Rio Grande do Norte, Terezinha Pinto nasceu numa família muito religiosa; a pequena Terezinha começou a participação na vida da Igreja desde criança, acompanhando os pais e os 14 irmãos, nas Celebrações da Comunidade e nas festas religiosas da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em  Pau dos Ferros.
Descobriu a Vocação com a Oração e a Palavra de Deus em sua vida. “A família foi o berço da sua vocação. Aprofundou seu discernimento pela oração, escuta da Palavra de Deus e pela devoção a Maria”.

Apaixonou-se pela Congregação das Irmãs Missionária de Jesus Crucificado e deixou a família para fazer a vontade de Deus em sua vida. Saiu de sua Terra Natal e veio para Mossoró, onde foi acolhida carinhosamente pelo Sr. Bispo Diocesano Dom Gentil Diniz Barreto. Daqui foi para Fortaleza (Ceará), onde prosseguiu sua caminhada vocacional. No dia 25 de Janeiro de 1962, entra para a Comunidade das Missionárias de Jesus Crucificado, onde posteriormente se Consagra definitivamente ao Serviço do Senhor da Messe e Pastor do Rebanho.

Nestes cinqüenta anos de consagração total a Deus, a Ir. Terezinha Pinto passou por diversas cidades e contribuiu com sua Missão em diferentes dioceses e estados nordestinos: No Ceará: Fortaleza e Juazeiro do Norte; Piauí: Teresina; Paraíba: João Pessoa, Campina Grande e Belém da Paraíba; Pernambuco: Recife e Olinda (No Seminário Diocesano). Em nossa Cidade,  atuou na Paróquia de São João Batista (Bairro: Doze anos), no período de 1973 a 1998. Em 1999 (Ano da inauguração do Mosteiro Fraternidade São Francisco de Assis), a Irmã Terezinha Pinto – Ao lado da Irmã Lindoura – sua fiel Companheira de Caminhada Religiosa e de Congregação -  vem colaborar no trabalho de Evangelização do Bairro Dom Jaime Câmara, aonde também reside atualmente.

Neste dia festivo para a nossa Diocese, e em particular para a nossa Comunidade, Unidos ao nosso Pastor: Dom Mariano Manzana – Presidente  desta Solene Eucaristia -  do Pe. Sátiro Cavalcanti Dantas (Reitor do Santuário de Santa Clara), demais Concelebrantes, Seminaristas, Irmãs Clarissas, Religiosos, Religiosas, Familiares e finalmente todo o Povo de Deus aqui presente; juntos vamos Louvar e Agradecer ao Supremo Doador dos dons, pela iluminada trajetória religiosa da Irmã Terezinha Pinto, que há 50 anos acolheu o chamado do Senhor, para  ir em busca dos mais necessitados, sendo uma obediente discípula de Jesus, nas periferias do mundo, à serviço da promoção e da  defesa da vida em abundância para todos, segundo o  Carisma da Congregação Missionárias de Jesus Crucificado, Testemunhado sobretudo,  no edificante trabalho da Catequese Cristã.

Nenhum comentário: